Subscribe to RSS feeds

29 de mar. de 2011

Meus primeiros resultados sobre visibilidade

Na semana passada contei para vocês sobre meu primeiro trabalho da pós: Jogar no Google meu nome e analisar a qualidade e quantidade das “aparições”. Hoje trago os primeiros resultados de um trabalho que está só no começo.

A primeira busca, mostrou que de 100 resultados apenas 13 foram meus. Os outros, em sua maioria, são de “Ellens” de outros países, como Estados Unidos, e perfis no twitter, facebook e linkedin. Durante uma semana fiz algumas postagens, comentei em blogs e atualizei minhas redes (perfil e contatos) e após esse período os números mudaram. De 13, subi para 17 “aparições”, sendo que os outros resultados continuam sendo de estrangeiras e perfis em Redes Sociais.


Dia 21.03 - 3.570 resultados


Dia 25.03 - 3.630 resultados

Talvez 13 ou 17 resultados pareçam pequenos, porém devo analisar como quero ser vista e o que é mais importante: Quantidade ou qualidade? Mas, confesso que achei os primeiros números desanimadores, pois sempre me achei “muito” conectada. Estou em todas as redes, leio sobre os assuntos, sigo formadores de opinião do tema, fui em encontros que discutiram a conectividade, participo de comunidades do tipo “Redes Sociais” e “Web 3.0”, porém não tinha percebido que estou apenas de um lado. Faço tudo isso, mas não postava em meu blog, não fazia comentários pertinentes, enfim estava como mera expectadora.

Depois do dilema visível, porém invisível, encontrei um outro obstáculo: tenho um monte de xarás. O que eu faço com todas elas?

Bom, quero ser reconhecida como uma pesquisadora em Redes Sociais, então vou investir em ações que fortaleçam meu nome ligado a este tema, me diferenciando assim dos outros resultados. O trabalho não é fácil, mas como pesquisadora o importante é ir atrás e achar as respostas e/ou novas perguntas.

Dados interessantes:

- Meu blog aparece em primeiro lugar no Google; - O nome Ellen Aguiar é o nono na busca automática; - Através dos comentários que fiz, recebi um convite para participar de um blog com foco em Pesquisa e Comunicação.



Ellen Aguiar é o nono nome na lista de busca automática


Foi satisfatório ver que com algumas ações o quadro muda!

3 comentários:

Tatha Talitha disse...

Que exemplo Ellen, eu to uma porcaria...tanta coisa para fazer q nem to vendo direito...ai ai...vou seguir seu exemplo e fazer meu relatorio do trabalho desta semana...

Bjokinhas =)

Ellen Aguiar disse...

Calma Tatha,
Você vai conseguir rs!!

Beijoos!

Iracy O. Schellhas disse...

Olá Ellen,

isso é muito bom começo, pois tem uma grande expectativa para se destacar no mercado. Tenho visto muitos jovens hoje em dia, estão conectados 24h, mas não são funcionais.A internet e as redes estão aí para ficar, não tem mais volta... precisamos de informação rápida e segura e temos que ter pessoas que façam a diferença, que estejam conectadas com assuntos da atualidade,como as redes sociais que são tão fascinantes e tão complexas ao mesmo tempo!! Parabéns!!!!!
bjs
Ira