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Projetos Acadêmicos

Minha vida de estudante!
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O primeiro Stop Motion a gente nunca esquece!

Fiz essa animação, no 1° ano da faculdade em um curso ministrado pelo professor Christofer Ferreira. Deu muito trabalho, mas foi ótimo ter uma noção de como são realizados os filmes em Stop Motion.


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Portfólio das aulas de Percurso das Ideias de Comunicação




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Sustentabilidade: Se é mal divulgada, é mal compreendida

Divulgado nas páginas e telas da mídia brasileira, o conceito de sustentabilidade tem sido intensamente discutido, mas não compreendido. Quando se fala em ações sustentáveis, logo se apresentam instituições que realizam projetos ecologicamente corretos, o que está correto, porém incompleto. Neste caso, os meios de comunicação assumem papel fundamental na disseminação do real conceito de sustentabilidade. Os comunicadores deixam de ser apenas transmissores de informação, mas sim educadores e esclarecedores sobre o assunto.
Que a sustentabilidade está associada à problemática ambiental é fato, o problema está em tratar a questão apenas por este ângulo. Uma sociedade sustentável deve ser muito mais do que ecologicamente correta, é preciso também assumir características economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente aceitas. Segundo o jornalista e professor da Universidade de S. Paulo Wilson da Costa Bueno, “a sustentabilidade legítima, tem a ver com a redução da pobreza, com os direitos das crianças e adolescentes, com o acesso à educação e ao trabalho, com a solidariedade, com o respeito à diversidade e à liberdade de expressão”.
Em 2007, uma pesquisa realizada pelo instituto DATABERJE com comunicadores de empresas, fundações e institutos ligados à Associação Brasileira de Comunicação Empresarial e ao Grupo de Instituto, Fundações e Empresa mostrou que a mídia é tida como formadora de opinião quanto o assunto é sustentabilidade. Durante três meses, contabilizou 256 matérias sobre o assunto nos dez jornais que participaram da amostra e dezoito reportagens nas cinco revistas pesquisadas. Os resultados mostraram que 38% das matérias citam a Amazônia, o biocombústivel, desmatamento e o crédito de carbono e 42% do material analisado integra aspectos ambientais, sociais e econômicos, mas será que os consumidores destas informações sabem que estes assuntos que permeiam a sociedade fazem parte da questão ambiental? É ai que entra o papel do comunicador, não basta apenas identificar que a mídia citou a sustentabilidade, mas sim verificar se o conceito foi entendido pelo leitor. Os meios de comunicação precisam atuar como educadores e esclarecedores sobre a questão, se são formadores de opinião é preciso agir como tal. Uma vez que não adota uma perspectiva crítica, a mídia acaba jogando o conceito de sustentabilidade de um lado para o outro, implicando em julgamentos difusos que não agregam valor algum à informação.

Portanto, em sua formação profissional os comunicadores de plantão devem munir-se de conhecimento e buscar novas propostas para disseminarem o real sentido da sustentabilidade, a comunicação não apenas divulga, mas informa e dita tendências. Quando um tema é tratado pela metade, seu sentido cai por terra e acaba por gerar opiniões incompletas. Se a sociedade não sabe o que é ser sociosustentável, não terá condições de propor ações do tipo. Quando empregado corretamente, o conceito de sustentabilidade indica possíveis caminhos a serem trilhados e convida a todos à uma ação conjunta em busca de uma sociedade sustentável.
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Iniciação Científica

Fiz parte de um projeto de Pesquisa de Iniciação Científica que estuda o perfil de consumo do estudante da Universidade Cidade de São Paulo, para isso, me aprofundei no tema Opinião Pública. O objetivo era analisar como a opinião pública influencia os universitários, quando o assunto é consumo.


O.P é uma das linhas de pesquisa do Laboratório de Observação de Mídia Radical, do Curso de Comunicação Social da UNICID, no qual eu, o aluno Claudio Nunes e nossa orientadora Professora Ms. Sueli Yngaunis, somos colaboradores e ficamos encarregados de fazer esta mesma análise no Grêmio Recreativo Escola de Samba Flor de Vila Dalila, objeto de estudo do grupo.
Para relatar os assuntos que estudamos preparamos este material, na plataforma digital readoz, para apresentar aos coordenadores do projeto. Veja:







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Minhas apresentações











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Mas o que é a Geração Y?

Ao longo dos anos, cada época foi e será marcada por acontecimentos históricos, sejam eles bons ou maus. Com isso novas gerações surgem com características e peculiaridades diferentes e isto implica na forma de como vivem, trabalham, se relacionam e consomem. Através da caracterização das gerações é possível identificar e entender o contexto em que elas se encontravam e como isso reflete em seu comportamento. Por exemplo, os Baby Boomers são aqueles que nasceram no mundo pós-guerra, no período de 1943 a 1960, para essa geração a autoridade parece não confiável e, quase sempre, totalmente errada. Os filhos dos Baby Boomers, a Geração X, são os nascidos entre 1961 a 1981, foi primeira a obter duas rendas familiares e a desvantagem de maior ausência dos pais. Ao mesmo tempo que as mães ingressavam no mercado de trabalho, o número de divórcios cresceu bruscamente, sendo o maior de todos os períodos da história (1).

Porém, a geração que tem sido constantemente discutida é a Geração Y ou Geração Millennials, um conceito em Sociologia que se refere, segundo alguns autores, aos nascidos após 1980. Desenvolveram-se em uma época de grandes avanços tecnológicos e prosperidade econômica. Segundo estudos, não gostam de ficar por muito tempo em qualquer compromisso, fazem tarefas múltiplas, viajam pela Internet, comunicam-se por e-mail, pelos seus Blackberrys (computadores de mão), ao mesmo tempo em que falam nos celulares enquanto conversam online.

Eles são jovens, espertos e ousados. Gostam de trabalhar, mas não deixam o trabalho dominar suas vidas, não esperam permanecer no emprego ou na carreira, por muito tempo. Segundo Bruce Tulgan (2), o fundador de New Haven, CNN, baseado no Rainmaker Tinking, que estuda a vida juvenil, diferente das gerações que se foram antes deles a Geração Y, tem sido cuidada, nutrida e programada com inúmeras atividades desde bebês. Isso significa que eles são ao mesmo tempo voltados para alto desempenho, e alta manutenção, diz Tugan – “Eles também acreditam no seu próprio valor”. No mercado de trabalho, acreditam no seu autovalor e valorizam-se suficientemente, não sendo tímidos quanto a tentar trocar as empresas para quem trabalham.

Os novos integrantes da força de trabalho são geralmente hábeis e seguros, quando diz respeito a dinheiro e poupança. Eles se preocupam com benefícios de planos de aposentadoria, pois sabem da insegurança financeira que baseou as gerações anteriores, pela época de desemprego e falências. Pesquisas realizadas pela empresa NY – Diversified Investment Advisors (3) apontam que 37% deste grupo pretende começar a poupar para a aposentadoria antes de chegar aos 25 anos, 46% já trabalham e para 49% dos jovens os benefícios da aposentadoria são importantes fatores na escolha do emprego. Entre a Geração Y, 70% contribui para seu plano de aposentadoria.

Este grupo tem se tornado o público-alvo do consumo de novos serviços e na difusão de novas tecnologias. As empresas desses segmentos visam atender esta nova geração de consumidores que se constitui um público exigente e que busca por inovações.

Referências:
(1) A organização do futuro;
(2) Disponível em http://www.kairosnet.com.br/jobjump/ger_y.html. Acesso em 12 de outubro de 2009;
(3) Disponível em http://www.kairosnet.com.br/jobjump/ger_y.html. Acesso em 11 de outubro de 2009.
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Atitude Interação Total

No primeiro semestre de Comunicação e Marketing tinhamos que abrir uma empresa de comunicação, incluindo Plano de Negócio e toda a Papelaria. Eu, como "diretora de criação" rs da Agência Atitude Interação Total, criei todo o material gráfico, além de reformular o blog que já existia, quem quiser conferir fique a vontade http://www.marketingcomatitude.blogspot.com/.







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QRCode e Realidade Aumentada

QRCode e Realidade Aumentada, são alguns dos serviços que a Atitude oferece.
Veja estes dois vídeos explicativos dessas ferramentas sensacionais, que proporcionam total interação do consumidor com a marca.




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Portfolio Impresso

Além de toda a papelaria da Agência Atitude, também fiz toda a arte do portfólio impresso de serviços, que é uma caixa e dentro dela existem várias lâminas explicando cada ferramenta trabalhada, missão, visão, valores e clientes que a empresa já atendeu.








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Itaú realizando seus sonhos

Esse é meu preferido!
O último projeto de Produção Publicitária, era criar uma campanha para o banco Itaú, direcionada para o público C, D e E.
Sem modéstia rs, foi um sucesso, para fechar com chave de ouro mesmo, ganhamos o prêmio de Melhor Trabalho do curso!

Revistas





Peças para o Metrô




                                                                         
                                                                            Outdoor


Jornal


                                                                      Display de mesa

Hot Site


Comercial 30"

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Nova Assolan: Moderna e Perfumada para você!

Este projeto acadêmico foi uma campanha de lançamento da Assolan Perfumada.
Produzimos teaser, página de revista, spot e comercial de tv 30".
Público-alvo: Mulheres, inseridas no mercado de trabalho, com idade entre 25 e 40 anos.

Teaser



Páginas para revistas


Comercial Tv 30"


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Nova Schin: Eu quero só você!




No segundo semestre da faculdade de Produção Publicitária, eu e minha agência experimental GeniArt, produzimos uma campanha de reposicionamento da marca Nova Schin. As imagens não sairam nada boas, eu não tinha experiência nenhuma de como tirar uma boa foto. Em compensação foi uma das nossas melhores apresentações. No final da defesa da campanha, ouvi um professor dizer para um colega de banca: "Vou sair daqui e tomar uma Nova Schin!"
Quer recompensa maior do que essa? rs

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