Compartilho aqui, um resumo da minha Iniciação Científica, que estudei sobre comportamento e pincelei sobre Gerações, tema que acho válido discutirmos sobre o prisma das Redes Sociais.
Fui orientada pela Professora Ms. Sueli Yngaunis, que na época ministrava aulas de comportamento na turma em que eu estudava. Nosso objetivo era identificar o perfil do comportamento do consumidor universitário da Universidade Cidade de São Paulo. O local na época, detinha 14.122[1] alunos, localizado na Zona Leste de São Paulo, a mais populosa da cidade, o que configurou um espaço representativo para desenvolvimento da pesquisa. Para tanto, foram feitos estudos sobre a psicologia do consumidor, a economia, sociedade do consumo, população universitária do Brasil, consumo da classe C, opinião pública e gerações.
Observando que a maioria dos participantes da pesquisa foram jovens, na faixa etária de 18 a 31 anos foi importante estudar como o comportamento desta geração influencia no consumo de produtos/serviços oferecidos pela internet.
A Geração Y ou Geração Millennials, é um conceito em Sociologia que se refere, segundo alguns autores, aos nascidos após 1980. Desenvolveram-se em uma época de grandes avanços tecnológicos e prosperidade econômica. Segundo estudos eles não gostam de ficar por muito tempo em qualquer compromisso, fazem tarefas múltiplas, viajam pela Internet, comunicam-se por e-mail, pelos seus Blackberrys, ao mesmo tempo em que falam nos celulares enquanto conversam online. São jovens, espertos e ousados. Gostam de trabalhar, mas não deixam o trabalho dominar suas vidas, não esperam permanecer no emprego ou na carreira, por muito tempo. Segundo Bruce Tulgan[2], o fundador de New Haven, CNN, baseado no Rainmaker Tinking, que estuda a vida da juventude, diferente das gerações que se foram antes deles a Geração Y tem sido cuidada, nutrida e programada com inúmeras atividades desde as fraldas. Isso significa que eles são ao mesmo tempo voltados para alto desempenho, e alta manutenção, diz Tugan – “Eles também acreditam no seu próprio valor”. No mercado de trabalho, acreditam no seu autovalor e valorizam-se suficientemente, não sendo tímidos quanto a tentar trocar as empresas para quem trabalham.
Conheçam alguns resultados:
Acho que podemos pensar em como as Redes Sociais influenciam o comportamento da Geração Y e como isto é significativo para a comunicação. O que vocês acham?
[1] Dados de junho de 2009, fornecidos pelo professor Clovis José Serra Damiano, Chefe do Centro de Registro e Controle Acadêmico.
Beijoos*
2 comentários:
Ellen, para contribuir com a discussão sobre "gerações", gostaria de apresentar o seguinte post (baseado em um aspecto tratado por Lúcia Santaella): http://cintiadalbello.blogspot.com/2010/09/midia-linguagem-e-pensamento-uma.html
Cíntia, obrigada pela dica. Acho que o assunto pode contribuir para o nosso aprendizado. Vou ler!! Bjs
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