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9 de out. de 2011

Case da Fiat - lançamento do novo Uno


Perfis institucionais nas mídias sociais vêm crescendo a cada dia, mas nem todos sabem aproveitar as potencialidades da ferramenta. Abaixo trago o case do lançamento do novo Uno, que embora tenha acontecido no ano passado, é muito atual para discutirmos a utilização de mídias sociais por parte das marcas.
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Muitas marcas estão nas redes sociais digitais, mas acredito que nem todas estão prontas para lidar com os consumidores em tempo real e, principalmente (tenho minhas dúvidas) se estão preparadas para fazer gestão de crise, quando algo de ruim acontece e seu nome vai para nos Trend Topics do Twitter, por exemplo.
Porém, temos visto um crescente esforço para interagir e criar relacionamento com os consumidores, por parte das empresas. E para isso, as estratégias são muitas: jogos, perguntas, respostas, convites, fóruns, promoções, publicação de fotos e etc. Algumas vezes mal utilizadas e em outras, bem aceita pelos consumidores.
Um exemplo positivo foi o lançamento do Novo Uno, da Fiat. O carro popular e “quadrado” que todos já conheciam não passou apenas por uma inovação visual, mas também na forma como foi comunicado. E para isso a Fiat, deixou as mídias tradicionais e se lançou em uma campanha nas mídias sociais.
A primeira ação feita, antes do carro ser lançado, foi a abertura de uma conta no Formspring, site de perguntas e respostas. A proposta foi criar a maior entrevista coletiva do mundo, nos idiomas português, espanhol e inglês, com os consumidores da Fiat. As pessoas podiam perguntar tudo sobre o novo Uno e eles respondiam durante 24 horas sem interrupção. Foram mais de 3.000 perguntas. A empresa automobilística foi a primeira a utilizar o Formspring como ferramenta de entrevista coletiva.
Com o lançamento do carro, além dos comerciais televisivos e vídeos na Internet, os interessados podiam montar seu veículo no Twitter. Com a hashtag #meunovouno as pessoas descreviam qual a cor e adesivos que queriam em seu Uno e eles publicavam no perfil do usuário, com o @seunovouno, a foto de como ficaria o automóvel. A ação é bem utilizada nos sites de montadoras, porém foi a primeira vez que os internautas criaram suas opções de Uno através do Twitter.
            A ação foi feita em 2010 para o lançamento do veículo. Se pararmos para pensar, naquela época a utilização das mídias sociais era ainda mais recente. Acredito que a escolha do Formspring foi ousada e positiva, principalmente por ter sido feita com o objetivo de ser uma grande entrevista coletiva com todos os interessados pelo veículo, desde jornalistas até consumidores finais. Lembro me que mesmo sabendo que não compraria o carro acabei participando da ação, pois foi bem interessante como a Fiat tratou o público: com personalização. Para cada pergunta uma resposta, cada mensagem no twitter uma foto nova. Eu como público me senti participante ativo e importante, e como estudante de redes sociais analisei a criatividade em utilizar uma rede que não era tão falada (Formspring) aliada a coqueluche do momento (o Twitter), mas que gerou o sucesso da campanha.

Banner ensinando como montar o novo Uno no Twitter.

Perfil no Formspring

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