Subscribe to RSS feeds

13 de mai. de 2011

O #apareSer apareceu bonito na rede!

No último dia 07 de maio, aconteceu o 1º Encontro Online de Visibilidade nas Redes Sociais, organizado pela turma de Pós-Graduação em Comunicação em Redes Sociais, da qual eu participo. Recapitulando, neste dia entregamos nossos artigos sobre visibilidade e para discutir este assunto criamos o #apareSer.
O evento foi realizado no laboratório de informática da Uninove Memorial, pois precisávamos transmitir os acontecimentos via Twitter com a hashtag #apareSer. Presencialmente contamos com as contribuições de professores e profissionais de Comunicação (Ms. Davi Machado, Ms. Jorge Marcelo Nomura, Gustavo Cavalheiro, Jorge Miklos, Vander Spartan) e, na rede, alunos, twitteiros e até autores como Raquel Recuero estiveram presentes no ciberespaço.
Em menos de duas horas de discussão estávamos no Top Trend São Paulo e, logo depois, alcançamos o tão sonhado TT Brasil! Foi uma experiência incrível, ver tantas pessoas interagindo e querendo saber o que era esse tal de #apareSer com S. Os números ainda estão sendo computados, mas em breve vamos saber em dados e gráficos o quanto aparecemos na rede.
O mais interessante foi ver um garoto que, primeiro teceu criticas sem saber o que era o evento, e logo depois começou a seguir a tag e entender do que se tratava. No final ele divulgou o #apareSer e lançou o slogan do encontro “Twitto, logo existo”.
Mais do que chegar ao topo do Twitter, o encontro trouxe muitas respostas e outras perguntas relacionadas ao comportamento das pessoas e sua visibilidade nas mídias sociais. Todas as informações, dados e análises serão publicadas em artigo científico orientado pela professora Cíntia Dal Bello. 
Conheça os temas que estiveram em discussão:
  • A Visibilidade de marcas no Facebook Brasil (Ellen Aguiar e Camila Lawall)
  • Facebook: a visibilidade de empresas e marcas (Larissa Mariana Silva) 
  • O uso de hashtags gratuitas como forma de promoção publicitária (Mario Diego Oliveira dos Santos) 
  • O Twitter como ferramenta de autopromoção na web (Fábio Barreto)
  • Redes Sociais eliminam paradigma entre organizações e consumidores (Bruna Corrêa e Sandro Battesini Martins)
  • PC Siqueira: O fenômeno brasileiro das redes sociais e suas estratégias para aumento de sua visibilidade mediática (Ricardo Dias Coimbra dos Santos)
  • O posicionamento em weblog: o tema corpo que leva o ator social até os editoriais (Talitha Rodrigues de Souza)
  • Jornalismo online e o potencial das redes sociais (Priscila de Almeida Xavier)
  • A importância da identidade digital nas redes sociais como fator de sociabilização (Evelson Bertholdo Jr)
  • Desafios do Linkedin na Sociedade da Informação: Comunicação em rede e mercado de trabalho (Vanessa Barreto Alves e Nailton  Francisco de Souza)
  • A complexidade de 140 caracteres: Plataforma e usuários evoluem continuamente (Phillipe Rigoni)
  • Varejo nas Redes Sociais: como atuam os varejistas nas redes Orkut e Facebook (Fabio Henrique Montuori e Vanessa Machado de Maria)
  • Foursquare: as funcionalidades da mídia locativa como meio de promoção (Athayde Filho)
  • Pessoas comuns nas redes sociais (Kelly Garcino)
  • Simulação e Dissimulação do “apareSer” (Fernanda Rabaglio)

0 comentários: